CANELADAS II – A luta de classes na copa
Por Juzerley Santos
Polícia reprime trabalhadores sul-africanos
Nem tudo se resume a festa e vuvuzela na Copa do Mundo.
Na madrugada desta segunda-feira (horário local), após o jogo Alemanha 4 x 0 Austrália, cerca de mil funcionários do estádio Moses Mabhida, em Durban que reclamavam de salários atrasados e falta de condições de trabalho foram duramente reprimidos pela polícia sul-africana. De acordo com os manifestantes, eles tinham sido contratados por 1.500 rands (a moeda sul-africana, o equivalente a cerca de R$ 350) por dia, mas estavam recebendo apenas 190 rands (R$ 45).
O protesto começou no estacionamento, que fica embaixo das arquibancadas, e prosseguiu pelas ruas no entorno do estádio, que ironicamente leva o nome do lendário secretário-geral do Partido Comunista Sul-africano. Como de praxe, a polícia utilizou bombas de efeito moral, balas de borracha e cassetetes para reprimir os manifestantes, que revoltados revidaram com pedras e garrafas. Resultado: dezenas trabalhadores feridos.
Mas este não é o primeiro protesto relacionado ao Mundial. Antes mesmo do início da competição, trabalhadores envolvidos nas obras entraram em greve pelas mesmas bandeiras.
Leia mais sobre a situação dos trabalhadores sul-africanos e a Copa
Marcadores: Apartheid, manifestações
4 Comentários:
a coisa mais chata do mundo é ler as reportagens do pstu sobre a copa do mundo.
estou achando as "conexoes especiais" com as mazelas do capitalismo fora de proposito...
po pessoal...relaxa...vamos assistir o teatro e depois agente se organisa na fabrica para lutar e trabalhar,mas parem como esta metralhadora ideologica e pouco creativa.
Impressionante. 'a grande festa mundial da bola' não 'dá um tempo' na luta de classes. Uma grande prova é esse roubo descarado aos trabalhadores. Com tanto dinheiro rolando na copa, ainda querem sugar do povo que faz a festa acontecer!
Boa!
Discordo completamente do comentário do camarada Cláudio.
Infelizmente não é possível dar "tréguas" ao capitalismo. Veja se eles fazem isso com os trabalhadores??????
Os jogos não podem nos cegar e anestesiar, temos de avançar cada dia mais na consciência camarada.
Parabéns aos editores desse blog. Pois só aqui podemos ter uma visão diferente do que realmente acontece . Excelente texto
Abraços revolucionários!!!!!
pode ser que o Douglas tenha razao.
mas,nao acredito,que consciencia se avança com propaganda...acho que as ideias e a percepçao da realidade,se modificao atraves das açoes concretas de transformaçao da sociedade.
Quem assistiu o "Good by lenin" percebeu como era ridicula a propaganda ideologica da burocracia stalinista.
Essa è a minha preoucupaçao...Douglas.
Eu tenho medo de igreja e stalinista.
ontem (Brasil vs Corea)o espetaculo foi maravilhoso.
Postar um comentário
<< Home