PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

7.7.06

Se a Itália ganhar, vai ter pizza?

Tradicional prato da culinária italiana, a pizza poderá ser servida em caso de vitória da “Azzurra” no próximo domingo. Mas não nos restaurantes e sim no Tribunal de Justiça Desportiva Italiano que está julgando um dos maiores escândalos de corrupção do futebol italiano.

No início de maio, gravações de conversas telefônicas entre o diretor-geral da Juventus, Luciano Moggi e um responsável pela escalação de árbitros no Campeonato Italiano, Pierluigi Pairetto revelou um esquema de armação de resultados. Além da Juventus, campeã italiana das últimas duas temporadas, o Milan, Lazio, Fiorentina e mais 26 dirigentes de clubes também estão envolvidos.

O procurador responsável pelas denúncias pediu o rebaixamento da Juventus para a terceira divisão e do Milan para a segunda, o que pode gerar uma debanda geral dos jogadores. Émerson, titular da seleção brasileira, já trocou o Juventus pelo Real Madri e Kaká anunciou que se o Milan for rebaixado deixa o clube. Dos 23 jogadores da seleção italiana, 13 são dos quatro clubes envolvidos e, na final da copa, só a Juventus tem 8 jogadores (cinco na seleção italiana e três na francesa).

Nas últimas partidas os jogadores italianos tiveram uma motivação extra, principalmente na semi-final contra a Alemanha. O capitão da seleção italiana, o zagueiro Fabio Cannavaro, disse que: "Em todo caso, isso (o escândalo) pode ter sido positivo, pois acumulamos tanta raiva, que a levamos a campo". Mas alguns afirmam que não foi a “raiva” que motivou os jogadores italianos, mas sim um possível acordo para amenizar as penas em caso de conquista do Mundial. O título faria com que a opinião pública esquecesse os escândalos, o que abria margem para absolvições. Já se fala de não rebaixar o Milan e de somente rebaixar para a segunda divisão a Juventus ao invés da terceira. Ou seja, uma grande pizza aos moldes da servida no Brasil. Vamos esperar para ver qual delas tem mais recheio.

Alberto Albiero, de Campinas/SP

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home