PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

6.7.10

Mesa Redonda no Arquibancada

1) E agora, Dunga?

Por Thiago Hasten


Você pensou que era maior que o Brasil. Mas sua limitação ficou clara quando convocou uma seleção onde os astros eram zagueiros e volantes de contenção, a sua imagem e semelhança.

Você deixou para Espanha, Argentina e Alemanha a missão que era nossa. Cabe a eles jogar um futebol ofensivo, refinado, que dá gosto de se ver. E tomou para a Seleção Brasileira o perfil da retranca, do futebol burocrático, sem a ginga que nos cabe desde o berço. A nova roupagem não nos caiu bem. Ficamos mal na foto.

Não entendeu que 94 foi um milagre chamado Romário. Você achou que podia repetir aquele feito, através de uma filosofia autoritária, da força e da disciplina. Mas para ser campeão só isso não basta. Em sua equipe sobra transpiração e falta criatividade.

Você foi covarde. Levou o Kleberson, Felipe Melo, Josué e Gilberto Silva para que não caísse na tentação perigosa de escalar um time mais ofensivo com Ronaldinho Gaúcho ou Ganso. E se fosse preciso convocar o Vampeta para barrar as estrelas você o faria. Sabia que o Kaká não estava bem e mesmo assim preferiu não ter uma alternativa. Na verdade a sua “alternativa” foi o esforçado Júlio Baptista.

Preferimos mil vezes comemorar jogando feio como em 94 a chorar como em 82. Não é essa a questão. Não venha com falsas polêmicas. O Brasil não sabe jogar de outra forma que não seja ofensiva. Não está escrito em nenhum manual que o futebol-arte não é competitivo. Você logrou o impossível: transformar o futebol brasileiro no futebol italiano. Não é a toa que ambas as equipes voltaram mais cedo pra casa.

Há males que vêm para o bem. O Brasil se livrou de você e de seus esquemas inflexíveis e de sua antipatia infrutífera. Azar do time que te contratar.


2) Será que a culpa é do Dunga?

Por Ana Paula


E é por questões como as descritas abaixo e por outras que eu gosto mesmo do Dunga!

Sim, eu gosto de Dunga!

Uma coisa é que se a seleção ganha a copa, independente dos milhares de desafetos e incompetências ele vira herói como Parreira virou, mas se a seleção perde a copa a culpa é dele ... a culpa é do técnico da seleção ... será mesmo?

Bom, eu sinceramente não acho!

Seria muito fácil dizer que não chegar as quartas de finais é responsabilidade de apenas um homem no meio de tantos que mandar e desmandar.

E será que a CBF e o Sr Ricardo Teixeira não tem nada que ver com isso?

É. Eles estão podres de ricos de tanto patrocínio... Sem contar os esquemas de bastidores com times estrangeiros onde os jogadores brasileiros estão jogando. Sim! Estar na seleção aumenta em muito o valor do passe de cada um deles, ou não? Sabe-se lá quanto a CBF não ganhou pela convocação de alguns e quem ela impôs a Dunga que fosse convocado mesmo sem merecer porque não joga muito ou porque estava contundido.

E jogadores brasileiros então... Fazem propaganda até de esponja de lavar louça! Estão tão ricos e ganham tanto dinheiro com publicidade que nem se importam em dedicar seu tempo em jogar bola em equipe... agora cada um quer ser melhor que o outro e tentam as jogadas individuais. Cada gol é uma chance de vender mais bugiganga no horário nobre!

É verdade que Dunga arrumou uma briga com a Rede Globo, e com isso com o Jornal "O Globo", a revista Época, a Sportv a Globo News, MultiShow e mais uma porção de canais controlado pela GloboSat. Não entender isso é engolir sem muito raciocinar os pronunciamentos de oficias destes meios de comunicação e esquecer que foram eles que colocaram o Dunga lá. Lembra da ultima copa onde Dunga era o principal comentarista de Galvão Bueno? Então, com está entrada triunfal na seleção, a Globo saiu achando que "exclusivos" em muitos momentos! Mas não foram...

Fala sério? Depois disso tudo você ainda realmente acredita que os joguinhos deprimentes da seleção do Brasil na Copa são culpa exclusivamente do técnico? Pense nisso antes de atacar todas as pedras nele. Claro que Dunga não é nenhum santo, não é melhor técnico de todos os tempos e nem é o herói e nem a vítima que gosta de pintar. E eu não o defendo acima do bem e do mal, mas crucificá-lo (e só a ele) não vai levar-nos de volta a copa, não irá nos trazer a taça e nem de longe irá expor a realidade podre das emissoras de TV e nem da CBF e nem da FIFA!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home