PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

30.6.10

Eliminada, Chile fez mais bonito na Copa do que na economia

Segunda divisão 
Apesar da eliminação pelo Brasil, o Chile fez mais bonito nos campos da África do Sul do que na economia.
O país que, antes de Pinochet, tinha uma das sociedades menos desiguais da região, tornou-se um dos três ou quatro mais injustos do mundo quando se considera a distância entre ricos e pobres. Segundo dados da revista Punto Final, reproduzidos pela Agência Carta Maior, no fim do Governo Ricardo Lagos a renda de 5% do chilenos mais ricos era 209 vezes maior do que a dos 5% dos mais pobres. Enquanto a renda destes subia 1%, a do primeiro grupo avançava 62%. Segundo a publicação chilena, a situação se deteriorou ainda mais no governo de Michelle Bachelet, sem que, porém, a desigualdade pareça ser percebida por parte da população.
Blindagem midiática 
Para a revista, essa assimetria entre o aumento da desigualdade e a falta de percepção dos chilenos deve-se ao discurso homogêneo produzido pelo meios de comunicação locais, "que produzem toneladas de imagens e conteúdos por hora para faz crer que os destinatários espectadores vivem num país modelo, e que, se se esforçarem, poderão alcançar grandes benefícios. Uma ilusão que se desfaz quando terremotos, enchentes e outras catástrofes arrasam parte de nossa geografia e se dissipa a aparência de alvenaria psicológica de varejo, a publicidade e o teatro que ocultam os graves problemas da população".

Empreendedores de ilusões 
Para a revista, apesar da blindagem da mídia ao modelo econômico que se arrasta desde a ditadura de Pinochet, cada vez é mais real a possibilidade da irrupção, também, de cataclismos sociais, "impulsionados por eventos naturais ou por catástrofes ambientais originadas pelo próprio ser humano".
"Como ideologia dominante, o neoliberalismo estimula o individualismo para truncar os vínculos de solidariedade social e de unidade das organizações populares. Instala-se a competição no afã de lucro como os instrumentos que irão fazer a sociedade progredir, o que provoca enorme fragmentação social", destaca a publicação chilena, acrescentando que, dentro dessa lógica, o "empreendedor se converteu no modelo de cidadão que se propõe aos chilenos", tendo como mensagem subliminar que, assim, "triunfam aqueles que merecem", ocultando, no entanto, o fato de que, na prática, estes serão muito poucos, enquanto a imensa maioria será estrangulada pela competição e pelo controle do mercado pelas grandes empresas.

Deslumbramento
Para a revista, a apatia dos chilenos diante do aumento da desigualdade social deve-se a essa ilusão sobre a possibilidade de ascensão social: "Deslumbrados, preferem ignorar que ninguém pode se tornar milionário honradamente. Podem aqueles que utilizam informações privilegiadas, enganam a seus sócios, evadem impostos, aproveitam as artimanhas tributárias e, sobretudo, exploram sem piedade os trabalhadores.
Ninguém poderia se converter em multimilionário em 30 anos, como se ufana de tê-lo conseguido o presidente da República, Sebastián Piñera. A desigualdade exala por todos os poros do Chile. Não se expressa só nas relações entre as rendas. Há uma saúde para ricos e outra muito distinta para os pobres", destaca a Punto Final.

Fonte: Marcos de Oliveira / Sérgio Souto, em Monitor Mercantil online (28/06/2010)

Marcadores: , ,

OITAVAS-DE-FINAL - JOGO 08

Espanha 1x0 Portugal: Espanha desta vez rompe “Tratado de Tordesilhas”

Espanha e Portugal até que fizeram um joguinho razoável, mas ficaram devendo um algo mais. A Espanha começou melhor, porém a reação portuguesa não demorou e o jogo acabou ficando amarrado.

As chances foram poucas e sem perigo, exigindo pouco dos dois goleiros.Parecia que tinham assinado um novo Tratado de Tordesilhas e dividido o campo igualmente entre os dois.

O jogo mudou um pouco de feição no segundo tempo pois a seleção espanhola voltou mais disposta a romper o “tratado”. Logo foi agraciada com o gol de Villa, após este receber lindo passe de calcanhar de Xavi. Eduardo quase defendeu.

O gol pareceu selar a sorte de Portugal que não conseguiu depois reunir forças para reverter o placar. Nada adiantava, nem a entrada do brasileiro Liedson, naturalizado português, no lugar de Simão e nem a de Pedro Mendes no lugar de Pepe, brasileiro naturalizado português.

A Espanha ainda, quase faz 2 a 0, em outras três oportunidades mas o excelente goleiro Eduardo conseguiu impedir. Enquanto isso Casillas assistia o jogo sem maiores preocupações.

Cristiano Ronaldo? Foi visto em campo dando uns passes de letras e nada mais.

Fim de jogo e favoritismo volta para a Espanha, agora contra o limitado, mas raçudo Paraguai.






Marcadores: , ,

OITAVAS-DE-FINAL - JOGO 07

Paraguai 0x0 Japão (5x4): Uma “baba” sim e pronto!

Paraguai e Japão conseguiram o que ninguém tinha conseguido até agora, fazer um jogo pior do que Uruguai x França. Foi uma verdadeira baba.

Pra falar a verdade o jogo até que foi interessante em alguns momentos, mas quando os times se lembravam que era eliminatório tudo voltava ao normal.

O mesmo ocorreu no segundo tempo com os times torcendo para o tempo passar rápido e vir logo a prorrogação.

A prorrogação veio, a segunda desta Copa, e os times tentaram alguma iniciativa, talvez por medo da loteria dos pênaltis, mas a prorrogação também passou em branco.

E veio a decisão por pênalti. E pro incrível que pareça prevaleceu o Paraguai e sua maior experiência, ou sorte, pois o Japão só perdeu uma cobrança, bem batida mas que parou no travessão.

Cardoso bateu o último pela seleção guarani e correu para o abraço.

O Paraguai agora vai pegar a Fúria espanhola e precisará de mais do que sorte para continuar avançando.

Marcadores: , ,

OITAVAS-DE-FINAL - JOGO 06

Brasil 3x0 Chile: só “el loco” acredita!

O técnico do Chile, o agentino Marcelo Bielsa é um treinador famoso por sua filosofia ofensiva e por sua alcunha de “El loco”. Como bom argentino e bom técnico é conhecido também por suas convicções. Uma delas é de que para vencer o Brasil um time deve jogar solto e atacar.

Mais uma vez tentou jogar de igual para igual contra o Brasil e se deu mal: goleada tupiniquim. Fácil, fácil. O Brasil nem precisou jogar bem. Venceu sem sustos.

O Chile até que começou dominando, teve a posse de bola e tentou o gol. Mas faltou capacidade técnica.

O Brasil, sem foca, emparelhou as ações e “achou” o gol aos34 minutos, em cabeçada de Juan após escanteio, que surgiu de uma jogada normal, sem perigo.

Com gol os chilenos se abalaram e tomaram 2 a 0 logo em seguida, o Brasil roubou, Robinho avançou e deu para Kaká que, igualzinho contra a Costa do Marfim, acertou passe preciso e deixou Luís Fabiano na cara do gol para ampliar.

Veio o segundo tempo e o time chileno continuava abalado e cometendo seguidos erros e os brasileiros fizeram 3 a 0 com Robinho, fácil, fácil aos 14 minutos.

O Chile ainda tentou descontar e fazer seu gol de honra, mas errava e errava, levando “El loco” Bielsa à loucura.

Com a vitória o Brasil segue sua programação e avança de fase. Pegará a Holanda desta vez mais mecânica que laranja. Depois do vinho Chile, pode dar suco.

Marcadores: , ,

OITAVAS-DE-FINAL - JOGO 05

Holanda 2x1 Eslováquia:

Holanda era meio barbada contra a Eslováquia.

E o retorno de Robben serviu para confirmar isso. Logo no início do jogo recebeu de Sneijder, driblou dois e fuzilou de esquerda, de fora da área. Golaço.

De resto jogo foi amarrado com a Holanda administrando o jogo e a Eslováquia tocando bola sem forças para alcançar o empate.

Mas a Holanda bem que tentou, mas não conseguiu fazer o segundo gol e quase correu sério risco de tomar o empate, sorte sua os atacantes eslovacos não terem competência para marcar. Vitek “conseguiu” perder dois gols, um deles cara a cara com Stekelenburg; que ao menos duas vezes evitou o empate eslovaco.

Enquanto esteve em campo Robben foi quem mais ameaçou a meta eslovaca; então cansou e teve de sair, até porque levara um cartão amarelo bobo no primeiro tempo.

Mesmo assim Sneijder, aos 38, aproveitando erro de Mucha, que vinha bem, e definiu o jogo para a Holanda. 2 a 0.

A Eslováquia de pênalti, ainda diminuiu com Vitek para 2 a 1.

Novamente teremos mais um Brasil x Holanda. Será que a “laranja” vai azedar?

Só espero que a Holanda não entre de novo com o uniforme do Cantareira...

Marcadores: , ,