PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

13.7.10

FINAL


-->
Espanha 1X0 Holanda: Acaboooooou! A Catalunha é “campeã” do mundo.

Por Juzerley Santos

A partida final da 19ª Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul - a primeira no continente africano; foi precedida de um apoteótico show de encerramento que contou a presença de Nelson Mandela e vários chefes de estado, celebridades internacionais e dirigentes e personalidades ligadas ao futebol. A Copa que prometia integrar o continente africano ao mundo ficou restrita aos “Vips” de sempre.
Dentro de campo Espanha e Holanda fizeram um jogo disputado e ríspido, bem parecido com um a tourada. Às vezes era difícil saber quem era o touro, se bem que a Holanda se esforçava mais para parecer com o bravo animal. Principalmente “incentivada” pela complacência do assoprador de apito inglês, que só tinha tamanho.
Mas, apesar dos lances violentos, foi um jogo emocionante onde as duas seleções mostraram equilíbrio, apesar de a Laranja dar o campo e a bola para a Fúria, que não soube “matar” o touro, quer dizer o jogo.
A Espanha dominou o tempo regulamentar com várias chances desperdiçadas por Villa, Xavi e Cia. Mas a Holanda tirou fôlego não se sabe de onde para no final da segunda etapa do tempo normal e no início da prorrogação estocar o gol de Casillas que teve de fazer milagres em duas enfiadas de Sneijder que deixaram Robben na cara do gol e evitar a abertura do placar. Desta vez o touro não “matou” o toureiro.
O segundo tempo da prorrogação acabou fazendo prevalecer o melhor conjunto e talento da Fúria, pois os holandeses exaustos pediam “água”, principalmente depois da justa expulsão de Heitinga. Depois disso só restou a extenuada Laranja tentar fazer o tempo passar para levar para a disputa de pênaltis.
Já no finzinho, após confusão na meia lua holandesa, Fábregas acha Iniesta livre na área. Gol do título espanhol. Depois de ganhar a Europa, em 2008, finalmente a Fúria espanhola ganhou o mundo. Mas com no mínimo 08 atletas do Barcelona e vários jogadores catalães (Víctor Valdés, Capdevil, Piqué, Puyol, Busquets, Fábregas, Xavi, etc) dizem por aí que a Catalunha é a mais nova campeã do mundo ...
PS 1 – A dona FIFA surpreendeu e elegeu o uruguaio Diego Forlan o craque da Copa. E a Celeste Olímpica arrancou mais um feito no finalzinho.
PS 2 – De arrepiar a bandeira da Catalunha dando a volta olímpica dentro de pleno Soccer City desfraldada por Puyol e Xavi. Com certeza levando ao delírio os mais de 01 milhão de catalães que saíram as ruas no sábado contra o ataque à sua autonomia.
PS 3 – Imagina o que devem ter sentido quando viram a cena surreal da Rainha Sofia cumprimentando o catalão Puyol (enrolado só de toalha) dentro do vestiário da Espanha.
PS 4 – E o polvo acertou todas! A voz do polvo foi “la voz de Dios”!

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

At 10:06 PM, Anonymous Anônimo escreveu:

O balanço da Copa em termos futebolísticos foi uma porcaria. Uma Copa em que nenhum grande jogador se destacou tivemos que nos contentar com destaques "extra-campo", como Don Diego Maradona, o polvo Paul e a Larissa Riquelme. O nível do futebol, assim como em 2006, foi baixíssimo!
Falando da Catalunha, foi bacana isso ter acontecido, a bandeira e tal; mas para os planos dos catalãos de constituírem sua própria seleção de futebol (separada da Espanha), o título não ajuda muito.

 

Postar um comentário

<< Home