PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

11.7.10

TERCEIRO LUGAR


-->
Alemanha 3X2 Uruguai: Drama até o final: o tango é uruguaio.


-->

Por Juzerley Santos

Enquanto a Alemanha chegou à África do Sul bem desacreditada o Uruguai desembarcou como uma seleção decadente e que vive de glórias passadas (afinal se classificara na “bacia das almas” em repescagem contra a Costa Rica).
Mas o que se viu durante a Copa foi a redenção destas seleções. A Alemanha logo no início, apresentando sua tradicional eficácia aliada a um bom futebol de jovens talentos como Özil e Müller, recuperou a condição de eterna favorita. Ainda mais atropelando adversários do quilate de Inglaterra e Argentina. Tá certo que na derrota perante a Espanha não manteve a pegada mas já tinha feito mas do que se esperava dela.
Já o Uruguai acabou sendo a grande surpresa da Copa 2010. Conseguiu somar sua tradicional garra e catimba celeste com um futebol bem jogado e competitivo, como por exemplo, ao jogar com menos um contra a França, no vuvuzelazo (vitória sobre a África do Sul), na vitória sobre Gana (com direito a defesa de atacante) e no jogo parelho com a Holanda na semifinal.
As duas seleções acabaram de fora da grande final, mas por tudo que mostraram prometiam um disputa honrosa do terceiro lugar. E foi o que se viu. Uma partidaça, bem disputada, com alternância de lados e várias chances desperdiçadas e muitos gols.
Os alemães começaram melhor, pressionando o Uruguai no seu campo. Meteu bola na trave, perdeu gol feito e conseguiu o seu gol, com Müller, ainda no início, contando com falha do goleiro uruguaio Muslera, que falhou ao rebater a bola pro meio da área.
Em desvantagem, a Celeste Olimpica repetiu o que fizera diante da Holanda. Adiantou a marcação. Assim como contra a Laranja, funcionou. Pérez, aos 28, roubou a bola de Schweinsteiger, armou o contra-ataque com Suárez que tocou para Cavani empatar. Suárez, muito vaiado por causa de sua “defesa” contra Gana, Suárez perdeu umas duas chances de virar a partida antes do intervalo.
O Uruguai gostava do jogo e voltou para a segunda etapa como terminou a primeira marcando pressão e criando chances. O goleiro Butt salvou sua seleção em pelo menos 3 defesas difíceis.
Mas aí apareceu Forlan, que não vinham muito bem, e a virada aconteceu. Aos 7 minutos Arévalo cruzou e Forlán marcou de voleio. Um golaço! Mais um do craque uruguaio nesta copa.
O Uruguai dominava quando Muslera outra vez falhou feio ao sair ‘catando borboletas” e ceder o empate em cabeçada (cá entre nós, ridícula) de Jansen.
A Alemanha continuou apostando no jogo aéreo e chutes de longe, pois não conseguia se aproximar do gol uruguaio. E assim conseguiu a revirada. Özil aos 37, cobrou escanteio da direita, a bola bateu em Lugano, pipocou na pequena área e Khedira cabeceou sozinho.
Mas a Celeste Olímpica, não perde de véspera e voltou a pressionar, adiantando todo o time. E como só ol Uruguai fez nesta copa quase conseguiu. Aos 47, Loco Abreu que acabara de entrar fez o pivô para Suárez que ia entar na área quando foi derrubado na risca. O jogo acabou ... Acabou?
Que nada. Não para o Uruguai. O juiz marcou a falta, perigosíssima. Forlán, o dominador de Jabulanis, bateu a falta com magistral perfeição, ou quase, pois a bola certou o travessão de Butt quando parecia que ia entrar e acontecer um novo empate. O apito do juiz decretou o fim do duelo logo após este lance.
Forlan, com certeza mereceria uma estátua a beira do Plata se esta bola entrasse.
E a participação uruguaia no mundial se encerrou de forma dramática, aliás como em todo Copa. Os uruguaios realmente têm o coração valente.
A Alemanha termina a Copa de maneira digna e com um time que promete para o futuro imediato. A continuar assim já é favorita para 2014.
PS: Como Klose não jogou, para sorte de Ronaldo, o brasileiro manteve seu recorde de maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

At 3:42 PM, Anonymous Anônimo escreveu:

Eu tinha comentado que se o Forlán acertasse esse último lance ele ganharia o prêmio de craque da Copa e ainda seria artilheiro isolado. Mas apesar da bola não ter entrado, Forlán, foi, justamente, eleito o craque da Copa. Muito bom, ninguém falava nele antes da Copa, méritos para ele e para toda a equipe do Uruguai (país com pouco mais de 3 milhões de pessoas). A Celeste voltou ao lugar que lhe é de direito!
Já sobre Klose, ainda bem que ele não pegou o Ronaldo, pois seria muito triste ver um "Dadá Maravilha" alemão, que não tem nenhuma técnica nem habilidade passar um jogador genial como Ronaldo. Ainda bem que não aconteceu!

 

Postar um comentário

<< Home