PSTU na arquibancada

Para quem torce e luta. Não necessariamente nesta ordem...

27.6.10

OITAVAS-DE-FINAL - JOGO 01

Uruguai 2x1 Coréia do Sul: a volta da “Celeste Olímpica

O primeiro jogo das oitavas-de-final, segunda fase, da Copa do Mundo da África do Sul reuniu duas seleções em estágios diferentes. O tradicional Uruguai, saudosos de seus títulos de bicampeão olímpico (1924 e 28, que lhe valeram o apelido de “Celeste Olímpica”) e mundial (1930 e 50), e emergente Coréia do Sul, uma das novas revelações do futebol globalizado.

Desde 1970 quando chegou à semifinal e perdeu para o Brasil de Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho e Cia, a camisa da “Celeste Olímpica” não fazia uma campanha tão boa. Nas copas 86 e 90 chegou somente até as próprias oitavas.

Agora em 2010 finalmente passou para as quartas-de-final, pois a tradição pesou, logo aos 8 minutos do primeiro tempo, o goleiro coreano e sua defesa vacilaram feio e Luizito Suárez completou sozinho dentro da pequena área um cruzamento da esquerda para fazer 1 a 0. Usando a experiência e a famosa “catimba uruguaia”, a Celeste amarrou e controlou o jogo na etapa inicial.

Mas na volta para a etapa final duas surpresas: a forte chuva e o recuo uruguaio! O time de Oscar Tabarez inexplicavelmente recuou, dando todo o espaço que os coreanos queriam, e não conseguiu impor seus contra-ataques.

E de tanto a Coréia do Sul pressionar conseguiu empatar, também em vacilo da até então invicta zaga uruguaia aos 22 minutos, com Lee Chung-Young, após sobra de bola cruzamento. O Uruguai sentiu o golpe, mas positivamente e voltou ao seu jogo normal de toques e para frente.

E Luizito Suárez de novo, aos 37 minutos, salvou a pátria com um golaço. Os coreanos por muito pouco, no finalzinho, não empataram em novo vacilo de Lugano e Cia. Mas o controle uruguaio permaneceu e o resultado final foi justo. Nas quartas contra Gana a “Celeste Olímpica” é favoritíssima. Será que a semifinal de 40 anos atrás será reeditada?

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home